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SER UM MOBILIZADOR

Você está preparado para ser um animador, facilitador, ativista ou mobilizador?

Auto teste:

1) Avalie quais habilidades e conhecimentos você tem. Pergunte:

"Eu estou disposto a doar meu tempo e me interesso em ajudar os membros da comunidade a resolverem seus próprios problemas?"

"Eu posso me comportar de forma que as pessoas não me vejam como alguém que se vangloria?"

"Eu posso trabalhar em assentamentos evitando envolver-me em disputas políticas e partidárias?"

"Eu consigo manter o interesse das pessoas?"

"Eu estou disposto a trabalhar de forma que eles possam dizer que trabalharam por si próprios?"

"Eu tenho conhecimento técnico básico - em agricultura, tecnologia apropriada, construção, deficiências, estradas, trabalho social, conservação do solo, higiene, água - para auxiliar membros das comunidades a analisarem seus próprios problemas?"

"Eu estou disposto a me manter encorajado, mesmo quando as coisas acontecerem de forma diferente do esperado?"

Se você tiver essas habilidades, estará melhor preparado para ser um mobilizador bem sucedido.

O papel do mobilizador

O papel do mobilizador é mobilizar a comunidade a agir de forma a aumentar sua autoridade e autoconfiança.

Especificamente, isto confere:

- Agendar encontros da comunidade, assim como:

a) resumir a todos os membros as informações corretas relacionadas à autoconfiança; e

b) organizar e dispor as provisões de todas as fontes (humanas e materiais) necessárias para as ações da comunidade;

- Estimular os membros da comunidade a participar das ações de desenvolvimento de sua própria comunidade;

- Engajar-se em atividades que promoverão o aumento da afetividade, capacidade, autoconfiança e autoridade comunitária;

- Assegurar-se de que toda informação está precisa e corretamente interpretada;

- Corrigir informações incorretas, especialmente as que causam expectativas irreais, e futuramente desapontamento e desencorajamento;

- Encorajar e elogiar os membros da comunidade, confirmando que eles tem a habilidade de autodesenvolvimento;

- Certificar-se de que toda decisão sobre quais atividades a comunidade se responsabilizará, é a escolha de toda a comunidade, não apenas de poucos (e poderosos) líderes comunitários;

- Certificar-se que os vulneráveis sejam ouvidos nas decisões da comunidade: incluindo mulheres, jovens, deficientes, minorias étnicas, fracos e oprimidos;

- Promover e encorajar a união na comunidade, união de propósitos, de objetivos, e de ações; agir ativamente contra as forças de desunião do preconceito, inveja, racismo, sexismo, formação de clãs, bajulação, formação de castas e classes;

- Reunir-se freqüentemente com outros mobilizadores para dividir experiências, resolver problemas mutuamente, e melhorar habilidades de animação social e administração comunitária.

- Dar assistência ao aprendizado de conhecimento e técnicas da administração comunitária para líderes e membros.

O mobilizador comunitário é um animador social, e deve ter conhecimentos dos princípios e habilidades de animação social, procurando aprender mais sobre como as comunidades podem ser estimuladas a se unirem, tomarem suas próprias decisões, planejarem ações, identificarem e promoverem seus próprios recursos para alcançarem os objetivos comunitários comuns.


Responsabilidades gerais:

Esta é uma sugestão para a descrição das responsabilidades gerais do mobilizador e deve fazer parte da descrição do trabalho. Outras descrições podem também ser válidas. Terá de adaptá-las à sua situação particular.

Iniciar e dar prosseguimento, em comunidades selecionadas, a um processo social de análise coletiva dos problemas comunitários e de ação conjunta que leve a soluções para os problemas, de modo que torne esse processo autossustentável e autogerenciável.

Tarefas específicas:

Entre os deveres específicos, podem ser incluídos os seguintes:

- Iniciar uma pesquisa básica nas comunidades selecionadas e continuar monitorando mudanças e novas informações sociais relevantes para a capacitação da comunidade;

- Identificar líderes e/ou organizadores em potencial;

- Motivar e encorajar os líderes em potencial a conversarem com seus companheiros de comunidade sobre união e autossuficiência;

- Dar início a ações voltadas à quebra da passividade, da apatia e do hábito de contar com os outros para fazer as coisas;

- Conscientizar os membros da comunidade de que eles mesmos podem tirá-la da pobreza e mostrar-lhes formas disso acontecer;

- Auxiliar os membros da comunidade a identificar necessidades e a criar soluções, a descobrir questões com prioridade e a analisar problemas;

- Encorajar e estimular os membros da comunidade a organizarem-se para agir de modo a solucionar seus problemas e a planejar, implementar e monitorar ações definidas por eles;

- Capacitar os líderes comunitários em matéria de gerenciamento e ensinar-lhes a tornar os membros da comunidade interessados, organizados e motivados;

- Fomentar a confiança, a tolerância e a cooperação entre os membros da comunidade;

- Auxiliar a comunidade na obtenção de recursos externos, porém alertando sobre os riscos de ela tornar-se muito dependente dos mesmos;

- Encorajar e estimular a participação integral de todos os membros da comunidade, com atenção especial àqueles normalmente esquecidos, marginalizados e ignorados nos processos de decisão na comunidade;

- Auxiliar a comunidade, através de programas sociais e cursos, a obter informações e conhecimento disponíveis através de agências governamentais e não-governamentais; e

- Auxiliar os membros da comunidade no desenvolvimento de suas próprias capacidades e forças, de modo a que, a longo prazo, eles não mais dependam de seu trabalho como mobilizador.

- Acrescente mais tarefas conforme as especificidades de seu programa. Inicie cada segmento com um verbo no infinitivo.

Qualidades exigidas:

Os requisitos a seguir devem constar de uma descrição de trabalho. Candidatos que não possuam alguma destas qualidades serão automaticamente eliminados. Algumas delas, como qualidades pessoais, não serão reveladas pelo curriculum vitae (Currículo), mas talvez somente em uma entrevista pessoal ou durante uma avaliação.

- Educação de nível médio ou secundário;

- Saber ler e escrever bem as línguas locais e a língua oficial (quando fora de sua região);

- Saber falar e compreender bem as línguas locais e a língua oficial (quando fora de sua região);

- Ter capacidade de mexer com computador, ou potencial para obtê-la, especialmente para processamento de texto;

- Ter capacidade de utilizar a Internet, ou potencial para obtê-la, especialmente para realizar pesquisas e usar e-mail;

- Ser capaz de ficar na frente de muitas pessoas sem sentir medo ou demonstrar arrogância;

- Ser capaz de adquirir conhecimentos de mobilização (como os incluídos neste blog);

- Possuir um desejo de contribuir para o desenvolvimento nacional por meio da capacitação comunitária;

- Possuir valores morais fortes, como honestidade, transparência, generosidade, altruísmo e respeito.

- Ser bastante motivado e capaz de trabalhar sozinho e/ou sem ser supervisionado;

- Ter a capacidade de observar e analisar os indicadores sociais; e

- Ter vontade de participar nos treinamentos avançados oferecidos e exigidos pelo programa.


Qualidades não obrigatórias mas desejáveis:

- Educação superior;

- Diploma, certificado ou graduação em ciências sociais;

- Alta capacidade de ler, escrever, falar e compreender na mesma língua ou em outras;

- Habilidade, treinamento e/ou experiência em administração, animação social, realização de cursos, pesquisa social, educação de adultos, interpretação e jornalismo;

- Habilidades avançadas no uso de computadores e da Internet;

- Experiência prévia na área de mobilização ou treinamento.

Lembre-se que essas características não são obrigatórias. Mas desejáveis...
Caso isso impeça de inscreverem-se, talvez seja melhor mesmo que não façam parte do programa ou que faça uma carta de apresentação mostrando qualidades e referencias para possível contato.

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