Notícias

Traga sua ENTIDADE para o COEP Pelotas

Nossa rede precisa crescer com sua ajuda, venha participar!

Leia mais

A Rede de Mobilização Social de Pelotas

Saiba mais sobre o COEP Pelotas/RS

Leia mais

Laboratório Betinho

Conheça o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania

Leia mais

Razão Social

Sua empresa sabe qual é...?

Leia mais

Radio COEP Pelotas

Nossa rede nas ondas da Radiocom FM e Via internet

Leia mais

O que é...

O COEP
O COEP – Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – foi criado em 1993 em meio à intensa mobilização da sociedade civil deflagrada pelo Movimento pela Ética na Política, tendo entre seus idealizadores o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O objetivo era reunir empresas para somar esforços na articulação e implementação de ações voltadas para o combate à fome e à miséria. Inicialmente, eram 30 as entidades envolvidas; hoje, o COEP é um dos principais articuladores junto a organizações públicas e privadas para a promoção de iniciativas visando o desenvolvimento humano e social, em especial as realizadas em comunidades de baixa renda de todo o país. São mais de 1.100 instituições envolvidas nas 27 unidades da federação e em 29 municípios, incluindo entidades de classe e universidades, nas quais funcionários, colaboradores, professores e alunos são incentivados a participar de diferentes projetos sociais. O COEP é uma rede de organizações. Uma organização é feita de pessoas. Com o entendimento de que transformar uma realidade apenas é possível por meio do envolvimento dos indivíduos, em 2003, foi criada uma Rede de Pessoas - Mobilizadores COEP, e, um ano após, uma Rede de Comunidades.

Os Mobilizadores COEP, que reúnem mais de 37.000 pessoas participantes do Brasil e do exterior, é um espaço virtual de incentivo e qualificação para a prática cidadã, no qual pessoas interessadas na transformação da realidade social podem, de forma responsável e organizada, se capacitar, trocar experiências, divulgar estudos e ações bem sucedidas, articular parcerias e se planejar para a atuação em iniciativas sociais. A Rede Comunidades, integrada por cerca de 120 localidades, é o retrato mais expressivo dos resultados da articulação desenvolvida pela ampla Rede Nacional de Mobilização Social, constituída
pelo COEP – uma Rede de Organizações, pelos Mobilizadores COEP – uma Rede de Pessoas e pela Rede de Comunidades.A partir de uma avaliação prévia sobre suas características e demandas, as comunidades são convidadas a participar da Rede e um projeto de desenvolvimento comunitário é desencadeado, visando não apenas a geração de renda de maneira integrada e sustentável, mas também a inclusão social e digital, resguardada a preocupação com a preservação do meioambiente. A atuação da Rede Nacional de Mobilização Social é direcionada para os seguintes grandes temas: - Erradicação da Miséria - Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade - Participação, Direitos e Cidadania Quando o assunto é mobilização social, o COEP tem história para contar e resultados para mostrar. Afinal, são mais de 20 anos construindo caminhos para mudar o Brasil. Para melhor.

Em Pelotas/RS, O Comitê de Combate à Fome e pela Vida - COEP Pelotas foi criado em 28 de novembro de 2006, com 15 associadas, que aceitaram o convite da Embrapa Clima Temperado para estabelecer de forma organizada estratégias que visassem à melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

A sede do COEP é a Embrapa Clima Temperado e tem seu representante técnico na secretária executiva do Comitê. Por meio de reuniões mensais, a comissão executiva traça o plano de atividades de promoção social dos moradores da Vila Farroupilha (comunidade piloto), com prazo de três anos para conclusão. O Coep é uma grande rede de organizações, pessoas e comunidades que, como o sociólogo Herbert de Souza (Betinho), acreditam que "há uma tremenda força de mudança no ar. Há um movimento poderoso, tecendo a novidade através de milhares de gestos de encontro. Há fome de humanidade entre nós, por sorte ou por virtude de um povo que ainda é capaz de sentir e de mudar." (Betinho)

REDE NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL - COMUNIDADES, ORGANIZAÇÕES E PESSOAS

 
Back To Top